sábado, 11 de dezembro de 2010

Terceiro valor mais elevado na União Europeia

Portugal: 23% de trabalhadores precários em 2009

Portugal é o terceiro país da União Europeia com a taxa mais alta de trabalhadores contratados a prazo, só ultrapassado pela Polónia e por Espanha. Segundo os dados da Eurostat, Portugal tinha uma maior taxa de pessoas empregadas, mas em situação mais precária em 2009, comparada com a média europeia.

Os dados publicados pela Eurostat relativos a 2009 revelam que 23 por cento da população portuguesa é contratada a prazo. Números ultrapassados apenas pela Polónia, com 27,1 por cento, e Espanha, com 24,9 por cento.

A média europeia de trabalhadores em situação precária com mais de 15 anos é de 14 por cento.

Segundo o relatório 'Labour Force Survey', a taxa de emprego em Portugal desceu, situando-se nos 65,7.

Em relação aos contratos de ‘part time', Portugal encontra-se abaixo da média comunitária. Enquanto em 2009 havia 11,7 por cento de portugueses com contrato a tempo parcial, nos 27 países havia 18,8 por cento e na Zona Euro 20,1 por cento.

A Holanda lidera o número de trabalhadores a ‘part-time' e a Bulgária é o país com menor percentagem de trabalhadores contratados a tempo parcial.

Para a Organização Internacional do Trabalho, o trabalho precário caracteriza-se por ter "uma duração limitada ou uma elevada probabilidade de o trabalhador perder o emprego."

in. correio da manhã , 11.12.2010

Sem comentários:

Enviar um comentário