segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Fundação das Salinas do Samouco



Fundação das Salinas do Samouco (FSS), que Futuro?
A FSS decorreu dos compromissos assumidos pelo estado português junto da União Europeia para a minimização dos impactes ambientais da construção da Ponte Vasco da Gama. A FSS gere 360 ha no concelho de Alcochete, complexo composto por salinas, esteiros e manchas de sapal que constituem uma parte fundamental dos habitats disponíveis para as populações de aves aquáticas. Actualmente as salinas do Samouco correspondem ao salgado mais importante para as aves aquáticas em todo o estuário do Tejo, concentrando mais de 10.000 aves nos períodos de invernada e migração, sendo um dos mais importantes da Europa.
A CE através do projecto LIFE contribuiu com fundos no valor de 379.781,00€ conforme consta no Projecto LIFE03 NAT/P/000014, que tinha como objectivo a optimização dos habitats de aves nas salinas do Samouco na ZPE do estuário do Tejo, tendo sido esse projecto cancelado por falta de fundos, onde a Comissão Europeia exigiu as verbas de volta, tendo sido devolvidos um total de 152.331 Euros a Bruxelas em Janeiro de 2008 .
A fundação tinha permitido a integração de desempregados de longa duração, bem como pessoas que estavam em programas de formação, chegando a ter 30 trabalhadores.
Neste momento a Fundação está encerrada por falta de verbas e os seus trabalhadores estão no desemprego, além de terem ainda salários para receber.
O Bloco de Esquerda gostaria de ver respondidas questões que nos parecem muitos importantes, entre elas:
- Que futuro terá a Avifauna nas Salinas ?
- Os trabalhadores receberam tudo o que lhes era devido ?
- Porque é que uma percentagem do valor das portagens não reverte a favor da Fundação?
- Porque razão o município de Alcochete nunca teve representantes na FSS ?
- Porque razão assumir projectos com a CE e não os cumprir, originando á devolução de parte dos fundos comunitários?
- Quem é o Responsável da situação insustentável das Salinas?
O Bloco de Esquerda não deixará este assunto na gaveta….

Sem comentários:

Enviar um comentário